sábado, 26 de novembro de 2016

Plano de aula Dia da árvore/ antes e depois

PLANO DE AULA

Conteúdos: Data comemorativa- Dia da árvore
Objetivos:  
despertar a consciência ecológica nos alunos
Mostrar a importância das árvores para o planeta
Desenvolver atitudes de respeito, carinho e cuidado com as árvores/natureza;
 Apreciar a natureza que nos rodeia;
Observar as cores presentes na natureza.

Rotina (Como está o tempo?/ calendário/ regras de convivência/História do dia/ psicomotricidade/músicas). Falar o alfabeto/revisão das vogais e dos números por meio de músicas.  Reconhecimento do nome – Trabalhar com o nome de cada criança na chamadinha e com o crachá na mesa.  
História do dia:
Fazer questionamento da história...
DESENVOLVIMENTO:
questionAR: por que as árvores são importantes para as nossas vidas?
 FalAR da sombra, dos frutos e dos benefícios para o solo e para o ar que respiramos.
FALAR DA UTILIDADE DAS ÁRVORES
cantAR músicas dentro desse tema
POR QUE 21 DE SETEMBRO?
Além de acompanhar a chegada da primavera, a data foi escolhida por uma tradição indígena: era nessa época que os índios cultuavam as árvores e preparavam o solo para o cultivo.
PARQUE
LANCHE
PSICOMOTRICIDADE: Com a bola na mão (cada aluno com a sua) lança na parede e, no retorno da bola, segurá-la com as duas  mãos.                                                                                                                                                          


Dever de sala e de casa: Em folha xerocada                                                                                                             
PLANO DE AULA

Conteúdos: Início da Primavera- estação das flores
Objetivos:  
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
Rotina (Como está o tempo?/ calendário/ regras de convivência/História do dia/ psicomotricidade/músicas). Falar o alfabeto/revisão das vogais e dos números por meio de músicas.  Reconhecimento do nome – Trabalhar com o nome de cada criança na chamadinha e com o crachá na mesa.  
História do dia: O JARDIM DE LUCI
Fazer questionamento da história...
DESENVOLVIMENTO: Início da Primavera- estação das flores,  explicar que as árvores começam a ficar cheias de flores.                                       
PARQUE
LANCHE
PSICOMOTRICIDADE: Coordenação motora: FUTEBOL COM VASSOURA, cada criança tem a sua disposição uma vassoura, sendo uma bola apenas para a dupla. Ao sinal da professora os alunos deverão empurrar a bola com a vassoura até o gol(que pode ser uma caixa vazia).



Dever de sala e de casa: Em folha xerocada                                                                                                             
TEMA DA AULA: Início da Primavera- estação das flores,  explicar que as árvores começam a ficar cheias de flores.                                        Dever de sala e de casa: Em folha xerocada.  
          PLANO DE AULA

Conteúdos: Antes e Depois
Objetivos:  

Rotina (Como está o tempo?/ calendário/ regras de convivência/História do dia/ psicomotricidade/músicas). Falar o alfabeto/revisão das vogais e dos números por meio de músicas.  Reconhecimento do nome – Trabalhar com o nome de cada criança na chamadinha e com o crachá na mesa.  
História do dia:
Fazer questionamento da história...
DESENVOLVIMENTO: Antes e Depois- (perguntar para os alunos o que fazem antes de vir para a escola e depois que chegam, antes de entrarem na sala e etc.).

PARQUE
LANCHE
PSICOMOTRICIDADE: Andar na prancha de equilíbrio depois  Correr em  zigue-zague. (colocar os cones).   

_________________________________________________________________________________
          PLANO DE AULA

Conteúdos: Dia Nacional do Trânsito Tema da aula/ O Trânsito
Objetivos:
- Despetar a atenção para os cuidados que devem ser tomados no trânsito.
- Perceber a importância de se respeitar a sinalização
Orientar as crianças para os cuidados no trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura, bem como conscientizar a criança para que aprenda o trânsito e respeite, colocando-se no lugar de pedestre.
Rotina (Como está o tempo?/ calendário/ regras de convivência/História do dia/ psicomotricidade/músicas). Falar o alfabeto/revisão das vogais e dos números por meio de músicas.  Reconhecimento do nome – Trabalhar com o nome de cada criança na chamadinha e com o crachá na mesa.  
História do dia:
Fazer questionamento da história...
DESENVOLVIMENTO: .                                                   TEMA DA AULA: Dia Nacional do Trânsito Tema da aula/ O Trânsito (simulação do trânsito utilizar as placas da brinquedoteca confeccionar  uma faixa de pedestre,  e utilizar  os carrinhos da brinquedoteca, pode colocar um aluno para ser o guarda de trânsito).  
Levar jornais e notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados.
Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas.

Levar a criança a pensar o trânsito, se colocando no lugar de pedestre, não apenas de motorista ou usuário de CARRO; FAZER o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás.apresentar o semaforo para carros e pedestre                                                                                                                                    

PARQUE
LANCHE
PSICOMOTRICIDADE:
Dever de casa: Em folha xerocada.
          PLANO DE AULA


Rotina (Como está o tempo?/ calendário/ regras de convivência/História do dia/ psicomotricidade/músicas). Falar o alfabeto/revisão das vogais e dos números por meio de músicas.  Reconhecimento do nome – Trabalhar com o nome de cada criança na chamadinha e com o crachá na mesa.  
História do dia:
Fazer questionamento da história...
DESENVOLVIMENTO:

PARQUE
LANCHE
PSICOMOTRICIDADE: Coordenação motora: Um aluno deve segurar o bambolê enquanto outro colega vem engatinhando para passar por dentro do bambolê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário