domingo, 26 de maio de 2013

seres vivos e não vivos para o maternal III


OBJETIVO:  Diferenciar seres vivos dos não vivos (da natureza). 

ROTINA: Música de entrada ( boa tarde coleguinhas, peixe vivo, se eu fosse um peixinho, a canoa virou....
Ajudante do dia
Chamada
Cantinho do tempo; Como está o tempo? Frio ou quente? Sol ou chuva? Mostrar o cantinho com ajuda do ajudante do dia.
Trabalhar o nome
PSICOMOTRICIDADE: Imitar animais

DESENVOLVIMENTO:

Começar a aula mostrando um animal vivo ( se o peixe da escola tiver vivo ) utilizar o mesmo.
Conversa Informal  abaixo sobre os animais , as plantas e o homem.
SERES VIVOS
Os seres vivos são seres que existem na Natureza.

Para terem vida a para continuar vivendo, é preciso que se alimentem.

Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos.


AS PLANTAS

As plantas reproduzem-se,  através de sementes, ou seja, por meio da plantação de novas plantas. Se alimentam pela raiz. As plantas respiram pela folha.

OS ANIMAIS E O HOMEM

Os animais reproduzem-se, uns por ovos, outros se geram na barriga das suas mães.

Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos.

A água e o oxigênio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos.

Os animais podem viver na terra, no ar e na água.

Obs: SERES VIVOS PORTANTO SÃO TODOS OS SERES QUE NASCEM ANDAM, SE ALIMENTA, CRESCE E MORREM...

PERGUNTAR PARA AS CRIANÇAS SE ELES SÃO SERES VIVOS?
E O PEIXINHO QUEESTA NO AQUÁRIO É UM SER VIVO?

SERES NÃO VIVOS

APRESENTAR BJETOS NÃO VIVOS
LÁPIS, CADEIDA, URSO DE PELUCIA...
PERGUNTAR ESSE OBJETOS SÃO SERES VIVOS?
PORQUE NÃO SÃO SERES VIVOS?

AINDA NA CONVERSA FALAR O PORQUÊ ELES NÃO TÊM VIDA?

PERGUNTAR SE FOSSEM UM ANIMAL QUAL GOSTARIAM DE SER? POR QUÊ?
QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TEM COM OS BICHINHOS? E POR QUÊ?


Após a conversa:
leva-los ao laboratório da escola.

Atividade: BRINCANDO COM ANATUREZA E SOCIEDADE PÁG 11, 12, E 13

Parque
Lanche

Atividade

MASSINHA

8 comentários: