Conteúdos: tema grosso e fino
Objetivos:
Desenvolver a atenção, concentração e percepção;
Identificar o mais grosso/mais fino;
Desenvolver a atenção, concentração e percepção;
Identificar o mais grosso/mais fino;
Atividade:
Rotina (Rodinha com músicas conhecidas, regrinhas, cantinho do tempo
ajudante...)
História do dia:
História do dia:
Fazer questionamento da
história...
Ensaio para apresentação
Desenvolvimento
Continuação do tema grosso e fino, realizar a
atividade de sugestão do livro ”Brincando com os números” Pág. 23.
Ex: Fazer
traços com pincéis de diferentes espessuras. (folha branca)
Também podem utilizar barbantes grossos e finos na
colagem.
Possibilitar situações
concretas, para que as crianças possam assimilar os conceitos:
levar as crianças para fora da sala, deixar que elas abracem pilastras de diferentes espessuras, indagando-as sobre a espessura das mesmas, Qual é a mais grossa? qual é a mais fina?
Na sala de informática, utilizar o jogo do smartkids "Medidas e grandezas"
levar as crianças para fora da sala, deixar que elas abracem pilastras de diferentes espessuras, indagando-as sobre a espessura das mesmas, Qual é a mais grossa? qual é a mais fina?
Na sala de informática, utilizar o jogo do smartkids "Medidas e grandezas"
PSICOMOTRICIDADE(retirada
do livro do professor): Andar em linha reta na corda fina e que pulem em zigue-zague sobre a corda grossa. Deixem que eles
percebam em qual corda devem fazer cada movimento, pois assim terão de analisar
qual é a grossa e o que devem fazer nela, e da mesma forma deverão proceder com
a corda fina. (A mesma atividade anterior, só que houve a troca da corda).
Dever de sala e de casa: Em folha xerocada
PLANO
DE AULA
Conteúdos: As profissões
Objetivos:
CONHECER DIVERSAS PROFISSÕES
CONHECER DIVERSAS PROFISSÕES
Atividade:
Rotina (Rodinha com músicas conhecidas, regrinhas, cantinho do tempo
ajudante...)
História do dia:
História do dia:
Fazer questionamento da
história...
Desenvolvimento
Valorizar
os tipos de profissão, explicar a importância delas para a sociedade, dramatizar algumas profissões (ex:
faxineira, colocar um avental na criança e um vassoura pequena de brinquedo,
motorista utilizar o táxi da
brinquedoteca, músico(violão) e
etc.
Cantar a música Passa, passa, gavião ( pode
incluir outras profissões, em que as crianças façam mímicas relacionadas ao profissional)
PASSA, PASSA,
GAVIÃO
TODO MUNDO É BOM!
A COSTUREIRA FAZ ASSIM,
A COSTUREIRA FAZ ASSIM,
ASSIM, ASSIM, ASSIM, ASSIM!
PASSA, PASSA,
GAVIÃO
TODO MUNDO É BOM!
O MOTORISTA FAZ ASSIM,
O MOTORISTA FAZ ASSIM,
ASSIM, ASSIM, ASSIM ,ASSIM!
PASSA ,
PASSA , GAVIÃO
TODO MUNDO É BOM!
A PROFESSORA FAZ ASSIM.
A PROFESSORA FAZ ASSIM,
ASSIM, ASSIM, ASSIM, ASSIM!
Pedir para que os pais enviem objetos que utilizam
no trabalho
Parque
lanche
PSICOMOTRICIDADE:
Andar sobre a prancha de equilíbrio (
que tem na brinquedoteca
_____________________________________________________________________________
PLANO
DE AULA
Conteúdos: Introdução da vogal “O”
Objetivos:
· Oportunizar as crianças momentos de interação para que eles possam compreender a natureza alfabética e que dentro dela estão as vogais;
· Oportunizar as crianças momentos de interação para que eles possam compreender a natureza alfabética e que dentro dela estão as vogais;
· Ter noção em reconhecer,
identificar, modelar e escrever as vogaL “O”
· Desenvolver habilidades
orais e da escrita;
· Associar a vogaL O
A letra inicial de colegas, objetos e animais;
· Desenvolver a
coordenação motora fina, grossa e ampla;
· Estimular a
criatividade promovendo atividades variadas;
· Conhecer e
diferenciar os traçados das vogais;
· Identificar cada
vogal e o som;
Atividade:
Rotina (Rodinha com músicas conhecidas, regrinhas, cantinho do tempo
ajudante...)
História do dia:
História do dia:
Fazer questionamento da
história...
Desenvolvimento Introdução da vogal “O” de Ovo. / comentar sobre as partes do ovo (gema e clara),
o que se pode fazer com a gema a gemada e com as clara suspiros, mostrar um ovo para as crianças.
Trabalhar a percepção auditiva levá-los a
falarem palavras começada com O. (trazer
cartaz e textos para as crianças visualizarem).
Levá-los a sala de Informática para ouvirem o som e
digitar palavras com O. Chamar um
por vez no quadro, no pátio, para traçar
a letra, não importa o tempo que você vai
gastar, o importante é a criança obedecer a orientação espacial da
letra.
Observações: Não podemos trabalhar só com palavras
iniciadas, mas que venham no meio e no fim, a professora dever articular bem
com a boca, para que eles percebam a diferença do som do “A” para o “Ê” para o
“I” e para “O”. Também trabalhar com a letra utilizando texturas
diferentes. Ex: O coberto de lã.
Trabalhar com o texto
OVELHA ESPERTINHA
OVELHINHA ESPERTINHA,
QUERO VER O SEU ANDAR.
SEMPRE COM REBOLADINHOS,BIS
PARA LÁ E PARA CÁ...BIS
Parque
lanche
PSICOMOTRICIDADE:
Caminhar segurando uma colher com o ovo cozido até
o local determinado pela professora. ( não pode deixar cair no chão)
PLANO
DE AULA
Conteúdos: CURTO E COMPRIDO ( utilizar barbantes)
Objetivos:
DESENVOLVER RELAÇÕES DE GRANDEZAS (CURTO E COMPRIDO) ENTRE DOIS OU MAIS ELEMENTOS POR MEIO DE COMPARAÇÕES.
DESENVOLVER RELAÇÕES DE GRANDEZAS (CURTO E COMPRIDO) ENTRE DOIS OU MAIS ELEMENTOS POR MEIO DE COMPARAÇÕES.
Atividade:
Rotina (Rodinha com músicas conhecidas, regrinhas, cantinho do tempo
ajudante...)
História do dia:
História do dia:
Fazer questionamento da
história...
Desenvolvimento
Estimular
as crianças a fazerem comparações, entre o tamanho dos cabelos das meninas da
sala;
Distribuir revistas de moda, e pedir que as crianças façam comparações entre o tamanho das roupas das modelos, Qual é a roupa mais curta?, Qual é a mais comprida? etc
Distribuir revistas de moda, e pedir que as crianças façam comparações entre o tamanho das roupas das modelos, Qual é a roupa mais curta?, Qual é a mais comprida? etc
Psicomotricidade: Fazer a brincadeira da serpente
com os alunos. Eles deverão formar uma roda e cantar a seguinte música. “Esta é
a história da serpente que desceu o
morro para procurar um pedaço do seu rabo”. A professora ficará dançando no centro da
roda apontará para uma criança cantando: “Ei , você aí é um pedaço do meu
rabo!” a criança escolhida deverá passar por baixo da perna da professora e
segurar na cintura dela, dando início ao rabo da serpente. Brinquem até que todas as crianças tenham participado.
No final da atividade, questione: como era o rabo da serpente no início da brincadeira? Se desejar ampliar a atividade,
peça aos alunos que desenhem, em uma folha à parte, como era o rabo da serpente
no início e no fim da brincadeira. (atividade tirada do próprio livro adotado
dos alunos)
Parque
lanche
Amei! Deus te abençoe profundamente por compartilhar suas experiencias conosco. Estou no primeiro semestre de pedagogia e já estou estagiando.
ResponderExcluirAdorei essasua dicas,vou sempre visitar.amei.
ResponderExcluirAdorei as dicas. Amei
ResponderExcluirobrigada pela dica.SUCESSO
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho e por compartilhar conosco!
ResponderExcluirGostei das informações. Parabéns pela dedicação excelente trabalho!
ResponderExcluirAmeiii, Deus continue abençoando sua vida
ResponderExcluirMuito bom gostei da ideia
ResponderExcluirParabéns otima ideia
ResponderExcluir